Porque só 10% das empresas brasileiras possuem um plano estratégico em vigor?

Estudos recentes realizados pela Consultoria Falconi, revista ÉPOCA e pelo SEBRAE apontam fragilidades na gestão das médias empresas no Brasil, com faturamento anual entre R$ 300 milhões a R$ 4,8 milhões.

De acordo com a Consultoria Falconi, apenas 10% das empresas possuem uma estratégia, com objetivos e metas definidas para o desenvolvimento do negócio no horizonte de três a cinco anos. Por outro lado, aproximadamente 50% dos executivos das empresas que não possuem ações de médio e longo prazo definidas (90% das empresas), admitiram a necessidade de ter um planejamento estratégico para a obtenção de resultados sustentáveis no médio e longo prazo.

Parece então haver uma grande dissonância, entre o que é considerado o que é “almejado”  versus aquilo que é de fato “realizado” por estas empresas que representam aproximadamente 25% do PIB do Brasil.

Então, quais são as principais justificativas apresentadas para a “não implementação” do plano estratégico pelas empresas de médio porte?

1. Restrições de recursos e conhecimento: Tempo, dinheiro e pessoal limitados dificultam a alocação de recursos para o planejamento estratégico. Outro limitante é a falta de conhecimento ou experiência interna em planejamento estratégico

2. Incerteza e volatilidade do mercado: Mudanças rápidas no mercado dificultam o desenvolvimento e a adesão das empresas a um plano de longo prazo.

3. Complexidade percebida: O processo de planejamento estratégico pode parecer complexo, levando algumas empresas a evitá-lo completamente.

4. Fatores Culturais: Cultura empresarial que enfatiza as operações diárias em detrimento do pensamento estratégico.

5. Fase de crescimento: As empresas em fase de rápido crescimento podem estar mais focadas na expansão das operações e na resposta a oportunidades imediatas, em vez de formalizar uma estratégia de longo prazo.

6. Rotatividade de gestão: Mudanças frequentes na liderança podem atrapalhar o processo de planejamento estratégico e impedir a continuidade.

Sabemos que todas estas justificativas são também desafios enfretados por todas as empresas, inclusive aquelas que compõem os 10% que já implementam e colhem os resultados positivos do planejamento estratégico.

Embora existam muitas justificativas, com determinação e priorização a implementação do planejamento é totalmente possível para todas empresas. Basta querer!  

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