Porque a John Deere possivelmente irá continuar liderando o mercado global de tecnologias digitais na agricultura?

  • Home
  • Estratégia
  • Porque a John Deere possivelmente irá continuar liderando o mercado global de tecnologias digitais na agricultura?

Em 2022, o mercado global de equipamentos agrícolas atingiu US$ 257 bilhões e estima-se uma taxa de crescimento anual de 8,6%, podendo chegar a US$ 520 bilhões em 2031. Este aumento é motivado principalmente pela crescente demanda por alimentos e pela adoção de técnicas agrícolas mais avançadas.

O mercado global de equipamentos agrícolas é altamente competitivo, sendo que os top 5 players globais possuem 55% da participação total do mercado. A John Deere é o maior player com uma participação superior a 23%, explicado principalmente pelo investimento contínuo em inovação e tecnologia, particularmente em máquinas avançadas com tecnologias agrícolas de precisão e soluções digitais, que lhe proporcionam uma grande vantagem competitiva.

Desde meados da década de 1990, a empresa começou a incorporar a tecnologia GPS em seus equipamentos e este foi um dos primeiros passos em direção à agricultura de precisão, permitindo plantio, pulverização e colheita mais precisos. Em 2020, a empresa passou a desenvolver tratores autônomos, telemática avançada e soluções baseadas em IA. O Centro de Operações John Deere, uma plataforma de gestão agrícola baseada na nuvem, permite que os agricultores analisem dados de seus equipamentos e otimizem suas operações

Na semana passada, a John Deere reafirmou publicamente, no seu perfil na rede X, o seu compromisso em atender a demanda dos agricultores como parte da estratégia central da empresa, e pontuou que a existência de cotas de diversidade e identificação de pronomes nunca fizeram parte da sua política.

Embora as 6 maiores empresas de defensivos e sementes venham realizando investimentos significativos na agricultura de precisão e nas plataformas digitais, a abordagem abrangente da John Deere, integrando maquinaria avançada com soluções digitais de ponta, lhe conferem uma grande vantagem competitiva. Para se ter uma idéia, o faturamento total destas empresas, em tecnologias digitais é de 780 milhões de dólares, representando apenas 1/5 do total que a John Deere espera faturar em 2024.

Uma estratégia baseada em investimentos em tecnologias digitais há décadas, aliado ao compromisso com a inovação e foco nas necessidades dos clientes, muito provavelmente continuará sustentando a posição de liderança da John Deere no mercado global de máquinas, nos próximos anos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário