Para avaliar a atratividade (= lucratividade) de uma determinada indústria (empresas concorrentes que atuam em segmentos semelhantes de mercado) é fundamental entender não somente a atuação dos concorrentes, mas também as forças externas do ambiente.
Michael Porter, célebre autor de vários livros sobre estratégia, publicou em 1979 o conceito da 5 Forças Competitivas e que até hoje vem sendo amplamente utilizado nas empresas.
A definição da estratégia de uma empresa em uma determinada indústria envolve a análise rigorosa e sistemática de cada das 5 forças atuantes:
1) barreiras de entrada técnica, regulatória, econômica- financeira,
2) ameaças de produtos substitutos
3) poder de barganha de fornecedores
4) poder de barganha de clientes
5) atuação das empresas concorrentes.
Sob a perspectiva de um novo entrante, a atratividade da industria será elevada se a maior parte das forças atuantes (1 a 5) forem baixas e vice-versa.
Portanto, antes de qualquer análise financeira para possíveis M&A, é fundamental observar as forças atuantes de industria na qual uma determinada empresa esta inserida, pois esse é certamente o melhor indicador da atratividade (= lucratividade).