Mas afinal, o que é Estratégia

Embora seja amplamente difundido no meio corporativo, o termo “estratégia” é ainda mal compreendido pela maioria dos profissionais, de acordo com o autor Michael Porter.

Abaixo estão alguns dos exemplos mais comuns de confusão do que se imagina ser “estratégia”.

  • Atuar em diferentes segmentos de mercado e obter sinergias entre os diferentes negócios
  • Atingir vendas anuais líquidas de x bilhões de reais e EBIT/vendas liquidas de x%
  • Atuar em clientes com potencial de compra superior a x milhões de reais por ano
  • Oferecer soluções completas aos nossos clientes
  • Vender produtos/serviços com preço 10% superior aos concorrentes
  • Adotar uma política agressiva de preços para aumentar a participação de mercado.

Estratégia é conjunto de ações com impacto no horizonte de longo prazo e que visa posicionar a empresa de maneira única e distinta de seus concorrentes.

É impossível operar em um mercado “sem concorrentes”, mas certamente é possivel reduzir as forças competitivas ao posicionar a empresa de maneira única e distinta sob a perspectiva de seus clientes, resultando em melhores resultados para o negócio.

Para isso, é fundamental que a empresa faça escolhas: o que eu vou fazer e para quem, assim como, ou que eu não vou fazer e quais clientes eu não irei atender.

Nas grandes empresas a estratégia é desenvolvida em 3 diferentes níveis: corporativo, negócios e funcional (mais conhecido por Pirâmide da Estratégia).

Estratégia de nível corporativo:

  • Define as áreas de negócios nas quais sua empresa irá operar.
  • Envolve a integração e gestão dos diversos negócios e a obtenção de sinergias no nível corporativo.
  • A alta administração é a responsável.

Estratégia de nível de negócios:

  • Envolve a definição da posição competitiva de uma unidade estratégica de negócios.
  • Decidido pelos gerentes das unidades estratégicas de negócios e suas equipes.

Estratégia de nível funcional:

  • Formulado pelos gerentes funcionais junto com suas equipes.
  • Envolva a definição de objetivos funcionais de curto prazo.

Finalmente, é fundamental que as ações de cada colaborador estejam alinhadas com a estratégia das unidades de negócios e funcionais e estas por sua vez a estratégia corporativa da organização.

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