Os bioestimulantes estão transformando a agricultura ao aumentar o potencial produtivo dos cultivos, melhorar a eficiência do uso de nutrientes e aumentar a tolerância ao estresse abiótico. A estimativa é que o mercado global de biostimulantes seja de US$ 4,8 bilhões podendo chegar a US$ 10 bilhões até 2030.
Cenário atual do mercado
- Dinâmica regional: América Latina, América do Norte e Ásia são as regiões que irão ditar o crescimento futuro dos biostimulantes, e neste contexto, o Brasil destaca-se como um mercado-chave, particularmente em cultivos extensivos como soja, milho, cana e algodão.
Direcionadores de crescimento:
- Estresse abiótico: mudanças climáticas e necessidade de mitigação do estresse abiótico e dos riscos de produção levam ao aumento da adoção, já que não há produtos substitutos aos bioestimulantes que sejam competitivos em custo.
- Demanda por produtos sustentáveis: consumidor final dará preferência a aos produtos originados de propriedades rurais adeptas a práticas sustentáveis de manejo.
Principais desafios
- Comoditização: A enorme semelhança entre os produtos comercializados no mercado poderá levar a uma comoditização do setor, onde preço acaba sendo o único diferencial competitivo.
- Propriedade Intelectual: Fragilidade na execução da lei de propriedade intelectual poderá será um grande motivador para o pirateamento de produtos biológicos.
- Eficácia: Dificuldade em demonstrar resultados de maneira consistente será uma barreira a adoção de produtos biológicos em alguns países, como é o caso dos Estados Unidos e alguns países na Europa.
- Barreiras regulatórias: Falta de clareza e adequação as exigências regulatórias de cada país continuará sendo um dos grandes desafios aos fabricantes globais de biostimulantes.
Tendências
- Diferenciação: “Single Biostimulant Molecule (SBM)”, como peptídeos, enzimas e polifenóis, oferecem soluções específicas com resultados mais consistentes, semelhante aos defensivos tradicionais.
- Inovação: Investimentos em P&D será fundamental para a geração de valor e a diferenciação entre os produtos.
Perspectivas futuras
- Acesso ao mercado: o sucesso das empresas de produtos biológicos dependerá da capacidade de acesso ao mercado nos diferentes países de atuação. A escolha dos parceiros corretos será fundamental.
- Inteligência Artificial: o uso de IA associado a disponibilidade de resultados de campo será cada vez mais importante para o correto posicionamento dos biostimulantes.
- Alinhamento regulatório: compartilhamento das boas práticas entre órgãos regulatórios em todo o mundo e uma potencial utilização de IA, poderá não somente tornar os processos mais uniformes entre países, mas também aumentar a velocidade e aprovação dos produtos, mantendo os níveis de qualidade e rigor dos processos.
Conclusão
O mercado global de bioestimulantes tem um enorme potencial de crescimento, podendo chegar a US$ 10 bilhões até 2023. No entanto, a atratividade deste mercado, seja para as empresas de P&D, distribuidores e agricultores dependerá fundamentalmente dos investimentos, da capacidade de inovação e habilidade das empresas em gerar, demonstrar e capturar valor destes produtos.