O tema “inteligência artificial” ou “IA” vem despertando o “interesse” e, na mesma medida a “preocupação” de muitas pessoas, por se tratar de uma tecnologia nova e certamente revolucionária.
Na agricultura, isso não será diferente e o intuito deste artigo é trazer alguns insights sobre os prováveis impactos do avanço da IA nos diferentes elos da cadeia do agronegócio.
1. Na Fazenda ou “Dentro da Porteira”
Com a IA, os agricultores podem tomar decisões com maior nível de precisão, e consequente otimização no uso dos insumos e na obtenção de maiores níveis de produtividade com menores impactos ambientais.
1.1 Agricultura de Precisão
Com o auxílio de sensores, drones e imagens de satélite, a IA monitora fatores climáticos e os padrões de sanidade e produtividade e em tempo real, permitindo a aplicação de fertilizantes, defensivos e água, para sistemas irrigados, com mais precisão e eficiência.
1.2 Análise Preditiva
Os sistemas de IA podem analisar grandes quantidades de dados e prever o rendimento das colheitas, padrões climáticos e potenciais surtos de pragas e doenças, auxiliando no planejamento do plantio, colheita e alocação de recursos de maneira mais eficaz.
1.3 Máquinas Autônomas
Máquinas autônomas acionadas por IA, como tratores e colheitadeiras, podem realizar tarefas agrícolas com alta precisão e eficiência. Essas máquinas podem operar continuamente, reduzindo custos de mão de obra e aumentando a produtividade.
2. Nos Distribuidores, Revendas e Cooperativas
A IA irá melhorar significativamente a eficiência operacional destes canais de vendas.
2.1 Gestão de estoque e previsão de demanda
A IA pode associar dados históricos de vendas, tendências climáticas e de mercado para melhor previsão da demanda futura de produtos. Isto ajuda a previnir os estoques excessivos, minimizando o impacto nas vendas da safra seguinte.
2.2 Melhor e mais rápido atendimento ao cliente
Chatbots com tecnologia de IA podem atender às dúvidas dos clientes, fornecer informações sobre produtos e ajudar na solução de problemas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso melhora o atendimento ao cliente e garante que os agricultores obtenham suporte imediato. Esse tipo de serviço já é uma realidade em revendas de máquinas agrícolas, como as que representam a marca John Deere.
3. No P&D das Empresas de Insumos Agrícolas
3.1 Melhor Assertividade no Planejamento e Implementação dos Protocolos de Campo
A IA pode simular cenários e prever resultados com base em diferentes variáveis, como tipos de solo, condições climáticas e variedades de culturas. Isso reduz o tempo e o custo associados aos testes de campo, os quais representam uma boa fatia do investimento de P&D nas empresas.
3.2 Melhoramento Genético
A IA aumenta a eficiência na análise de dados genéticos e na identificação de características ou genes nativos que contribuem para maior rendimento, resistência a doenças e adaptabilidade climática.
3.3 Metagenómica do Solo
IA pode analisar dados do microbioma do solo para compreender as comunidades microbianas presentes e as suas funções, levando a melhores práticas agronômicas e de uso dos insumos visando o aumento da produtividade.
4. Aos Profissionais do Agronegócio
A IA otimiza trabalhos rotineiros, permitindo que estes profissionais possam otimizar o tempo e priorizar as atividades que geram mais valor.
4.1 Interpretando informações e tomando decisões estratégicas
A experiência de profissionais especializados, será essencial na interpretação dos dados complexos e insights gerados pelos sistemas de IA. A compreensão dos sistemas agrícolas permitirão a tomada de decisões informadas que se alinham com objetivos e contextos agrícolas específicos.
4.2 Preenchendo a lacuna entre tecnologia e aplicação prática
As ferramentas de IA precisam ser adaptadas às necessidades específicas de diferentes culturas, climas e tipos de solo. Os profissionais especializados personalizarão essas tecnologias para se adequarem às práticas e condições agrícolas locais.
O avanço da IA na agricultura, irá trazer benefícios para quem estiver do lado de “dentro” e “fora da porteira”do agricultor. A maior assertividade na tomada de decisões, a otimização no uso dos insumos, o aumento da produtividade e a redução dos impactos ambientais serão, sem dúvida alguma, os maiores legados da IA para o agronegócio no Brasil e no mundo.