Identificar a necessidade de um novo modelo de negócios é crucial para garantir o sucesso e a sustentabilidade de uma empresa a longo prazo.
Aqui estão vários sintomas que podem indicar a necessidade de um novo modelo de negócios para sua empresa:
1. Identificação de novos mercados e oportunidades de negócios
2. Alteração nos hábitos, comportamentos, preferências e expectativas do cliente, em grande parte influenciada pelas diferenças de gerações e aos avanços tecnológicos.
3. Mudanças drásticas nos modelos de acesso ao cliente
4. Alterações na cadeia de valor e concentração dos players de suprimentos e distribuição
5. Limitações no acesso ao crédito e/ou recursos para investimento
6. Mudanças regulatórias de alto impacto
7. Perdas consecutivas na participação de mercado nos segmentos alvo
8. Estagnação e/ou queda nos lucros
Como então avaliar se um novo modelo de negócios é de fato a solução para estes sintomas:
– Feedback: reúna insights de clientes, especialistas, funcionários e outras partes interessadas para avaliar se uma nova forma de fazer negócios poderia ser uma alternativa interessante.
– Criação: Defina inicialmente o objetivo e os resultados esperados do modelo de negócios, após a identificação dos problemas para os quais se buscam soluções.
– Workshops: Promova sessões de brainstorming com colaboradores, preferencialmente com experiências e pontos de vista diversos, pois isso não somente irá enriquecer o processo, mas também trazer insights importantes.
– Simulação: Após definir os modelos alternativos, faça a análise da viabilidade técnica e financeira. Finalmente faça o “teste ácido”, apresentando o conceito a alguns clientes chaves e ouça-os atentamente.
– Testes: É fundamental o teste do conceito em pequena escala, porém em condições reais para identificação das oportunidades de melhoria e aumento da confiança do time e dos apoiadores do projeto.
Finalmente, um novo modelo de negócios somente irá sobreviver e ter êxito se ele for simples, conveniente e gerar valor suficiente para ser compartilhado com as partes interessadas (cliente, empresa, distribuidores, outros parceiros etc.).
Portanto, leve em consideração que é relativamente “fácil” propor modelos “complexos”, mas extremamente “difícil” construir e implementar o que é “simples” porém funcional. Pense nisso!