Embora seja amplamente difundido no meio corporativo, o termo “estratégia” é ainda mal compreendido pela maioria dos profissionais, de acordo com o autor Michael Porter.
Abaixo estão alguns dos exemplos mais comuns de confusão do que se imagina ser “estratégia”.
- Atuar em diferentes segmentos de mercado e obter sinergias entre os diferentes negócios
- Atingir vendas anuais líquidas de x bilhões de reais e EBIT/vendas liquidas de x%
- Atuar em clientes com potencial de compra superior a x milhões de reais por ano
- Oferecer soluções completas aos nossos clientes
- Vender produtos/serviços com preço 10% superior aos concorrentes
- Adotar uma política agressiva de preços para aumentar a participação de mercado.
Estratégia é conjunto de ações com impacto no horizonte de longo prazo e que visa posicionar a empresa de maneira única e distinta de seus concorrentes.
É impossível operar em um mercado “sem concorrentes”, mas certamente é possivel reduzir as forças competitivas ao posicionar a empresa de maneira única e distinta sob a perspectiva de seus clientes, resultando em melhores resultados para o negócio.
Para isso, é fundamental que a empresa faça escolhas: o que eu vou fazer e para quem, assim como, ou que eu não vou fazer e quais clientes eu não irei atender.
Nas grandes empresas a estratégia é desenvolvida em 3 diferentes níveis: corporativo, negócios e funcional (mais conhecido por Pirâmide da Estratégia).
Estratégia de nível corporativo:
- Define as áreas de negócios nas quais sua empresa irá operar.
- Envolve a integração e gestão dos diversos negócios e a obtenção de sinergias no nível corporativo.
- A alta administração é a responsável.
Estratégia de nível de negócios:
- Envolve a definição da posição competitiva de uma unidade estratégica de negócios.
- Decidido pelos gerentes das unidades estratégicas de negócios e suas equipes.
Estratégia de nível funcional:
- Formulado pelos gerentes funcionais junto com suas equipes.
- Envolva a definição de objetivos funcionais de curto prazo.
Finalmente, é fundamental que as ações de cada colaborador estejam alinhadas com a estratégia das unidades de negócios e funcionais e estas por sua vez a estratégia corporativa da organização.