Como as AgTechs e investidores podem beneficiar-se de plano sólido de “go-to-market”?

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O Brasil possui 1953 startups relacionadas ao agronegócio, de acordo com último levantamento Radar AgTech. Em 2022, o investimento realizado nestas empresas foi de 768MUSD, representando apenas 2,5% do valor total investido nas AgTechs em todo o mundo (Latin America AgriFoodTech, Investment Report 2023)

Estima-se que apenas 10% a 30% das startups conseguem chegar até a fase de maturidade e, esse percentual é diferente para as AgTechs.

Há vários fatores que contribuem para a longevidade e sucesso destas empresas, sendo que muitos deles estão associados ao êxito na implementação de um plano sólido de “go-to-market” (GTM).

O plano de GTM ajuda a garantir que o lançamento do produto seja bem-sucedido, que a empresa possa alcançar e reter clientes de forma eficaz e que possa escalar com eficiência.

De modo geral, o plano de GTM é crucial para as AgTechs, em especial para aquelas que estão entrando na fase de Prototipagem e Teste do Conceito, ou em fases mais avançadas onde se prioriza a atração de clientes, consolidação do portfólio e geração de receitas das vendas.  

O plano de GTM dá maior direcionamento e clareza as AgTechs pois:

1. Define mercado-alvo e os segmentos de clientes, por meio de pesquisas de mercado e consultas a profissionais de marketing com longa experiência no agronegócio.  

2. Estabelece uma proposta de valor clara, garantindo a diferenciação dos produto e/ou serviços em relação aos seus concorrentes. A proposta de valor também facilita a comunicação dos benefícios aos clientes em potencial, de maneira clara e objetiva.

3. Alinha esforços de marketing e vendas, visando o atingimento de um objetivo único com otimização de recursos.

4. Reduz o tempo de lançamento no mercado, ao planejar as etapas necessárias, especialmente se forem auxiliadas por profissionais experientes

5. Melhora a aquisição e retenção de clientes através de ações e campanhas de marketing mais eficázes e direcionadas a experiências positivas do cliente

6. Fornece métricas e KPIs para o sucesso, visando medir o sucesso dos esforços de marketing e vendas, permitindo monitoramento e melhoria contínuos

A criação e o desenvolvimento de produtos e ou serviços inovadores é a grande paixão de seus fundadores, porém o sucesso destas empresas irá depender do êxito em outras frentes, e neste sentido, a implementação de um plano sólido de GTM é fator crucial de sucesso.

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